Grandes shows consolidaram verão e incrementaram a divulgação de Ilhéus
O retorno de Ilhéus ao circuito dos grandes shows nacionais, através de iniciativas públicas e privadas, é um dos pontos positivos da alta estação encerrada no último dia 20. A opinião é de representantes de entidades ligadas ao turismo, a exemplo do Costa do Cacau Convention Bureau e da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil). “Sob o ponto de vista econômico, quando você atrai bons nomes da música popular, você gera oportunidades de negócio em diversas áreas”, explica o presidente da Atil, Rafael Espírito Santo.
Eventos como o Réveillon Popular que viu “2017 nascer” ao ritmo do grupo Olodum – e que reuniu gratuitamente milhares de pessoas na praia da avenida -, são exemplos incontestáveis deste ingrediente a mais no verão que deram à cidade um clima mais musical tanto para os moradores locais quanto para o visitante. Os organizadores estimam, que 20 mil pessoas ocuparam os espaços da avenida para ver a chegada do ano novo com música e alegria. Gratuitamente.
“Vale ressaltar que nestes eventos, quando se promove um artista de reconhecimento nacional, também é valorizada a “prata da casa” que sobe no mesmo palco e populariza a sua arte”, explica o publicitário Marco Lessa. No Réveillon Popular, a cantora Brena Gonçalves, “dividiu” o palco com as estrelas baianas do Olodum agregando valor à arte da terra e aos artistas que moram na cidade.
Intercalando shows e espetáculos musicais gratuitos e de qualidade, o verão de Ilhéus também registrou outras importantes ações na consolidação do turismo. A XXIV Feira de Verão Ilhéus, aconteceu entre 25 de dezembro e 25 de janeiro, na avenida Soares Lopes. O Batuba Beach Sound, uma iniciativa de empresários locais, fez fervilhar o litoral sul de Ilhéus, com grandes espetáculos musicais entre 29 de dezembro e 14 de janeiro. O Batuba também realiza o maior réveillon privado da Bahia, traz grandes nomes artísticos e contribui com a atração de visitantes.
O ChocoSummer utilizou-se do espaço privilegiado da Baía do Pontal para “animar a festa” da alta estação, com um ingrediente a mais: o sabor do chocolate de origem e a valorização de sua produção local. No âmbito esportivo o Campeonato Baiano Individual de Pesca, em fevereiro, foi um grande sucesso. O Ilhéus Folia nasceu de uma proposta de carnaval antecipado comandado pela nova gestão municipal e aconteceu entre 17 e 19 de fevereiro.
No período também foi lançado o Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia e inaugurado o Centro de Inovação do Cacau, em março. Por terra, movimento intenso na rodoviária. Pelo mar, 17 navios de turismo atracados no porto entre outubro do ano passado e março deste ano. Pelo ar, centenas de voos extras, fortalecendo os laços do Aeroporto Jorge Amado com as empresas aéreas nacionais. Com o olhar preservacionista, Ilhéus também lançou seu Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) proposto pela Secretaria do Turismo do Estado (Setur) para a região. “Sem dúvida, este verão consolidou boas e novas marcas para o turismo de Ilhéus”, avalia Lessa.